Mundo Piscina

Dicas do Dr. Piscina

04/11/2009

Cloro: Como Aplicar

O cloro é o elemento-chave para um tratamento correto de sua piscina.



É ele que elimina os odores indesejáveis, oxida as matérias orgânicas e deixa sua piscina livre de bactérias que transmitem doenças.



Para aplicar cloro na piscina é muito simples.



Primeiro, faça a análise dos parâmetros de sua piscina e ajuste-os, quando necessário.



Dilua cloro granulado em um balde com água da própria piscina e espalhe o produto por toda a superfície.



Filtre por 6 horas diárias e meça novamente os parâmetros.



O cloro livre deve estar entre 1 e 3 ppm.



Caso não esteja, repita o procedimento.

Versão para impressão

Comente essa matéria

* preenchimento obrigatório

Comentários

patricia, em 13/01/2012 olá, gostaria de saber se posso usar o cloro numa piscina inflavel de 3.700lt .e quanto de cloro devo colocar?

Resposta de hth®: Olá Patricia, sim poderá utilizar o cloro granulado hth para realizar o tratamento da água. Para manter a sua piscina limpa, cristalina e livre de agentes contaminantes será necessário realizar um tratamento semanal, além de manter os parâmetros (alcalinidade entre 80 a 120 PPM e o pH entre 7,0 a 7,4) e o cloro entre 1 a 3 PPM, ajustados no ideal. Para medir os parâmetros de Alcalinidade, pH e cloro, poderá utilizar a Fita Teste hth. Segue abaixo um tratamento de manutenção semanal: Processo Químico: Medir a Alcalinidade Total (faixa ideal entre 80-120 PPM) - Uma vez por mês; Medir o pH (7,0 - 7,4) - Duas vezes por semana; Clorar com hth Cloro Granulado (4 g/m³) (15g) - Três vezes por semana, em dias alternados (dia sim, dia não); no dia seguinte medir o nível de cloro livre; Acrescentar Algicida Manutenção (5 ml/m³) (20ml) - Uma vez na semana; Processo Físico: Filtrar a água todos os dias; Aspirar / Peneirar - Quando Necessário; Escovar / Limpar as Bordas - Quando Necessário. Uma colher (sopa) equivale a 15g. Em caso de novas dúvidas e/ou sugestões, favor entrar em contato conosco através do nosso telefone 0800-0112200. Obrigado!

francisco negromonte, em 29/12/2011 Em que horario devemos colocar o cloro na piscina?

Resposta de hth®: Francisco, a aplicação do cloro granulado hth (hipoclorito de Cálcio -65%), deve ser realizada de preferencia a noite para que o cloro se mantenha por mais tempo na água da piscina, evitando a sua decomposição devido ao sol e calor. Em caso de novas dúvidas e/ou sugestões, favor entrar em contato conosco através do nosso telefone 0800-0112200. Obrigado!

Greici Hellen, em 19/11/2011 Gostaria de fazer o que aplicar depois do cloro. Minha piscina estava verde, ontem apliquei um produto (esqueci o nome) um liquido azul, dps limpei as paredes e deixei por duas 2horas circulando, logo quando ficou anoite apliquei o cloro, bom mais e agora o que devo fazer?

Resposta de hth®: ,Greici, para eliminar a água verde da psicina causada por algas, chuvas, vento e etc. será necessário realizar o tratamento abaixo: Medir a alcalinidade total, verificando se a mesma encontra-se na faixa entre 80-120 PPM. Ajuste-a, se necessário; Medir o pH, verificando se o mesmo encontra-se na faixa entre 7.0 a 7.4. Ajuste-o, se necessário. O ideal é mantê-lo em 7.0; Escovar o fundo e as paredes da piscina. Verificar se a escova é apropriada para o tipo da piscina. Adicionar 7 ml/m³ do hth Algicida Choque e Recircular ou filtrar durante 1 hora; Fazer uma supercloração com 14 g/m³ de hth Cloro Granulado. Filtrar a piscina por mais 1 hora; Adicionar 6 ml/m³ do hth Maxfloc para decantar a água da piscina e filtrar por 6 horas; Deixar o filtro funcionando por 6 horas, ou de acordo com as instruções do fabricante do filtro. Depois, deixar a água repousando por 12 horas. Aspirar a piscina. Caso a piscina esteja muito suja, aspirar drenando. Para medir os parâmetros de Alcalinidade, pH e cloro, poderá utilizar a Fita Teste hth. Em caso de novas dúvidas e/ou sugestões, favor entrar em contato conosco através do nosso telefone 0800-0112200. Obrigado!

paulo do carmo, em 03/10/2011 obrigada peguei dicas não sabia nada sobre manutenção.

Resposta de hth®: Olá Paulo, agradecemos o seu elogio, ficamos felizes em poder atendê-lo e esclarecer suas dúvidas. Para informações a respeito do curso, favor entrar em contato conosco através do 0800 0112200. Obrigado!


sergio, em 22/09/2011 Boa noite, eu tenho cloro e sulfato de aluminio e não sei qual eu uso primeiro o cloro ou sulfato. e por quantas horas. obrigado!

Resposta de hth®: Olá Sérgio, não trabalhamos com o sulfato de aluminio, portanto não recomendamos a sua utilização. O uso do Sulfato de Alumínio junto com o Cloro Granulado, ou em um curto intervalo de tempo, reagem deixando a água da piscina turva e leitosa. Segue abaixo procedimento: Medir a alcalinidade total, verifique se o mesmo encontra-se na faixa entre 80 e 120 PPM. Ajuste-a, se necessário; Medir o pH, verifique se o mesmo encontra-se na faixa de 7.0 a 7.4. Ajuste-o, se necessário. O ideal é mantê-lo em 7.0; No final da tarde, adicionar o HTH Maxfloc na quantia de 1,5 ml/m3, e deixar a piscina filtrando por ( 1 ) uma hora, em seguida adicionar o HTH Cloro Granulado na quantia de 14 gr/m³ e deixar a piscina filtrando de 6 a 12 horas ou de acordo com as instruções do fabricante do seu filtro. Para maiores informações, favor entrar em contato com o 0800 0112200. Obrigado!

Rodrigo, em 26/07/2011 Olá, tenho uma piscina de vinil de 9 m3 e estou achando que meu cloro está sumindo muito rápido a água. Estou usando conforme a dosagem passada pelo site: 36 gr. Faço a medição do cloro antes de colocá-lo (geralmente sempre abaixo de 1 PPM). Após colocar o cloro granulado e se eu fizer a medição no outro dia ele estará novamente 1 ou 0 PPM, é normal isso?!? às vezes, coloco até um pouco mais, uns 50 gr. mas dá na mesma... Outra dúvida que tenho é normal a formação de poeira acumulada em determ

Resposta de hth®: * Rodrigo, a aplicação do Cloro Granulado hth, deve ser realizada de preferência a noite, pois durante o dia com a incidência dos raios UV, o cloro será consumido rapidamente. Há outros fatores que podem influenciar no maior consumo de cloro na água da piscina, como por exemplo, aumento da permanência de banhistas na água da piscina, incidência de carga orgânica (suor, urina, protetor solar, etc) e intensidade dos raios UV. Esta poeira depositada no fundo da piscina pode ser material orgânico ou areia do tempo, ou areia do filtro(caso seu filtro seja de areia). Realize uma supercloração com 14 g/m³ do Cloro Granulado hth, o cloro agirá oxidando toda matéria orgânica que houver na água da piscina. Em caso de dúvidas entre em contato conosco através do 0800 0112200. Obrigado!

Rober alberti, em 13/04/2011 O cloro de por na picina é o mesmo para consumo humano.

Resposta de hth®: * Rober, o Cloro Granulado hth é especifico para o tratamento na água da piscina, neste caso não recomendamos a utilização do produto para outros fins. Em caso de dúvidas entre em contato através do 0800 0112200. Obrigado!

alexsandro, em 09/03/2011 ola tenho uma piscina de 100.ooolt depois de colocar cloro quanto tempo posso liberar para uso? mais se colocar o cloro pela manham umas 08:00hs quanto tempo nposso liberar a piscina desde já muito obrigado

Resposta de hth®: * Alexsandro, após realizar a aplicação de Cloro Granulado hth, realize a filtração e somente libere a piscina para banho quando o residual de cloro estiver se mantendo na faixa entre 1 a 3PPM. Para maiores informações entre em contato através do 0800 0112200. Obrigado!

Anelize, em 04/03/2011 Estou com piscina em casa recentemente tenho me saido bem na manutenção dela, eu mesma faço, seguindo dicas que encontrei no site, tenho mantido a áqua sempre cristalina, mas gostaria de saber se é normal as laterais da piscina ficarem verde, tendo assim que escová-la, é normal isso acontecer, não existe nada que previna isso?

Resposta de hth®: ,Anelize, é normal as paredes e fundos começarem a esverdear, formando um lodo, isso são algas que estão se proliferando na água, o que é muito comum nesta época. Neste caso recomendamos adicionar o algicida de choque na dosagem de 7ml/m³ e filtrar por 1 hora e escovar as paredes e o fundo com escovão de nylon, para eliminar o que estiver grudado. Após realize uma supercloração com o Cloro Granulado hth na dosagem de 14g/m³ e deixe filtrar por mais ou menos 6 horas. Se necessário aspirar o fundo drenando. Para maiores informações, favor entrar em contato com o 0800 0112200. Obrigado!

Alexandra, em 25/02/2011 Estamos a pouco tempo com piscina em casa e gostaríamos de fazer nós mesmos a manutenção, qual o passo a passo para manter a piscina sempre limpa.

Resposta de hth®: ,Alexandra, para manter a sua piscina limpa, cristalina e livre de agentes contaminantes será necessário realizar um tratamento semanal, além de manter os parâmetros (alcalinidade entre 80 a 120 PPM e o pH entre 7,0 a 7,4) e o cloro entre 1 a 3 PPM, ajustados no ideal. Para medir os parâmetros de Alcalinidade, pH e cloro, poderá utilizar a Fita Teste hth. Medir a alcalinidade total (faixa ideal entre 80-120 ppm) - Uma vez por mês; Medir o pH (7,0 - 7,4) - Duas vezes por semana; Clorar com hth ( 4 g/m³) - Três vezes por semana, em dias alternados (dia sim, dia não); no dia seguinte medir o nivel de cloro livre; Acrescentar Algicida Manutenção ( 5 ml/m³) uma vez na semana; Além de Filtrar a água - Todos os dias; Aspirar / Peneirar - Quando Necessário; Escovar / Limpar as Bordas - Quando Necessário. para maiores informações, favor entrar em contato com o 0800 0112200. Obrigado!

Claudia , em 13/02/2011 A piscina do condominio aonde moro esta cheia de manchas nos azulejos e a limpeza (aspiracao e peneira) e feita apenas duas vezes por semana. Em uma delas a bomba esta quebrada cheia de larvas de mosquito. O que e possivel ser feito, pois o sindico e totalmente inexperiente.

Resposta de hth®: ,Cláudia, para manter sua piscina limpa, cristalina e livre de agentes contaminantes será necessário realizar um tratamento semanal com os produtos, além de manter os parâmetros ajustados no ideal como (alcalinidade entre 80 a 120 PPM e o pH entre 7,0 a 7,4) e o cloro entre 1 a 3 PPM. A filtração da água deve ser Diaria. Aproveitamos para lhe enviar em anexo o nosso manual de tratamento de piscinas residenciais. Peço por gentileza que entre em contato como 0800 0112200. para que possamos te auxiliar melhor. Obrigado!

gelvane f. goedert, em 12/02/2011 posso colocar cloro na piscina com o sol forte ou deixar para colocar a noite

Resposta de hth®: ,Gelvane, se houver necessidade poderá aplicar o cloro durante o dia com o sol, mas recomendamos preferencialmente que o cloro granulado hth (hipoclorito de Cálcio) seja aplicado a noite, para evitar a sua decomposição rapidamente. Para maiores informações, favor entrar em contato com o 0800 0112200. Obrigado!

Rogério, em 15/01/2011 Dr. Piscina, Possuímos um tanque de 900.000 L de reserva de água para combate a incêndio. Ficou muito tempo sem ser clorado porém a água está aparentemente limpa, como a de um rio, podemos enxergar objetos a até 01 m de profundidade. Para dar um choque inicial e depois fazer a manutenção, que quantidade o Sr. indica? (da última vez aplicamos 10 kg de cloro puro hth. Outra: como não é água para consumo humano, surgiu a idéia de lançar flutuadores com pastilhas, para clorar mais superficialmente

Resposta de hth®: * Rogério, os produtos da hth tem como finalidade única o tratamento para a água da piscina, neste caso não recomendamos a utilização para outros fins. Por favor, entre em contato conosco através do 0800 0112200, para obter maiores informações. Obrigado!

arthur, em 18/07/2010 gostaria de saber se existe um tempo de latencia p q os banhistas possam entrar na piscina apos a aplicação do cloro, pois aqui no meu predio, a empresa responsavel pela manutenção da piscina, coloca cloro aos domingos proximo das 11h da manha, e os banhistas entram em seguida a aplicação.

Resposta de hth®: ,Arthur recomendamos que ao adicionar produtos na piscina deve-se esperar pelo menos 1 hora antes da utilização. Segue abaixo informação sobre aplicação do produto e o intervalo de tempo: A linha líquida deve ser aplicada e 1 hora depois pode ser liberada a piscina para banho. - O cloro deve ser aplicado de preferência à noite, para uso no dia seguinte, caso o nivel de cloro esteja ideal. - Os produtos para ajuste de pH devem apresentar efeito homogeneo para decidir pela liberação do uso pelos banhistas. OBS: Se aplicar o cloro durante o dia é necessário deixar a piscina filtrando no mínimo 1 hora e voltar a medir o ppm do mesmo, caso esteja na faixa ideal 1-3 ppm pode ser liberado o uso da piscina. Para maiores informações, favor entrar em contato com o nosso departamento técnico 0800 0112200.