5 esportes que podem ser praticados dentro das piscinas

Cloro para Piscina - HTH

Ter uma piscina em casa ou no condomínio é uma ótima oportunidade para praticar esportes aquáticos. Então, atividades como natação e vôlei ajudam a fortalecer a musculatura, melhoram a saúde e reduzem o stress.

Contudo, é importante lembrar de tratar a água de forma adequada, aplicando o hth® cloro para piscina como forma de evitar a proliferação de algas e fungos causadores de doenças.

Assim, você pode pôr em prática algumas atividades aquáticas interessantes, que refrescam e estimulam o bem-estar físico e mental. Além disso, ao praticar esportes em grupo, é possível estreitar a interação e convívio com amigos e familiares.

Então, se você tem uma piscina em casa, confira algumas dicas para aproveitá-la como forma de lazer, bem-estar e convívio, além de algumas alternativas de esporte que você pode praticar individual ou em grupo.

Sua piscina está preparada para ser usada?

Antes de se jogar na água da piscina esteja atento à frequência da limpeza e de manutenção do espaço de lazer.

Portanto, a água da piscina deve estar com os níveis de alcalinidade e ph ajustados: Alcalinidade entre 80 e 120 ppm e o pH entre 7,0 e 7,4. Se a idéia é praticar atividades por bem-estar e saúde, deve-se começar pelo básico.

A água com ph alterado pode causar ressecamento dos cabelos, além de desconforto nos olhos e pele dos banhistas. Outro ponto importante e manter a sanitização da água com o hth® cloro para piscina.

Desse modo, você estará eliminando as bactérias presentes na água e evitando a proliferação de algas, o que provoca o tom esverdeado na água. Além disso, sua piscina estará protegida contra o mosquito transmissor do Aedes Aegypti.

Não se esqueça de fazer a recirculação da água da piscina diariamente por pelo menos 6 horas e trocar a areia do filtro regularmente.

Todos esses cuidados são fundamentais para que a sua saúde e a de sua família estejam protegidos e possam utilizar a piscina com segurança.

Esportes mais comuns praticados em piscina limpa

Polo Aquático

O polo aquático assemelha-se ao handebol, sendo que a única diferença é que no polo os jogadores não podem segurar a bola com as duas mãos, exceto pelo goleiro.

Vôlei de piscina ou Biribol

O vôlei de piscina é muito similar ao vôlei de quadra, com a diferença que na modalidade aquática há apenas 4 jogadores em cada time.

Ou seja, são dois atacantes e dois receptores. Já a altura de rede ajustável a um tamanho que agrade aos participantes.

seja, são dois atacantes e dois receptores. Já a altura de rede ajustável a um tamanho que agrade aos participantes.

Basquete de piscina

O basquete de piscina é bem parecido com o que se joga nas quadras: a ideia é fazer o maior número de cestas. Para jogar, pode-se utilizar bexigas de água ou bolas comuns.

É possível comprar kits de tabelas para o basquete aquático ou, também, improvisar com materiais caseiros.

Slackline na piscina

O slackline já é um esporte bem conhecido, mas muita gente não sabe que é possível praticá-lo também em piscinas. Para isso, basta prender a fita nas duas extremidades da piscina.

A idéia de esporte é a mesma: a diferença é que em caso de queda, você cai dentro da piscina. Sendo assim, é possível ter mais liberdade na hora de realizar saltos e acrobacias, já que os riscos na piscina são menores.

Ketball

O ketball é um esporte holandês que uma mistura o squash e o tênis. Para jogar são necessários uma rede, um “gol” para cada lado e dois times com dois participantes.

O objetivo é chegar aos 14 pontos e vencer o set. Faz ponto quem fazer a bola cair na quadra adversária ou se o oponente acertar a rede e fazendo “gol” no adversário.

Para quem procura um esporte por questões físicas, esportivas (por competições) ou médicas alguns esportes mais intensos podem fortalecer músculos, ajudam na circulação, no emagrecimento e na recuperação de lesões.

Alguns esportes recomendados são: natação, saltos ornamentais, mergulho e hidroginástica.

Benefícios da prática de esportes em piscina

Alguns benefícios para o corpo estão relacionados ao menor impacto nas articulações. Ou seja, ao praticar esportes dentro da água o impacto causado pelos movimentos é quase nulo.

Desta forma você fortalece seu corpo e reduz o atrito causado pela prática de atividades físicas.

Isso diminui significativamente o risco de lesões e ajuda a recuperar lesões já existentes. Outro fator importante é que a pressão da água age de forma positiva para a circulação sanguínea.

Em contrapartida, quando praticamos um exercício, normalmente nosso corpo acaba gerando um nível elevado de calor, o que na piscina não acontece.

Nossa temperatura continua estável, possibilitando uma maior intensidade na carga de exercícios.

Para as crianças, as atividades podem dar autonomia e desenvolver as habilidades motoras. Além disso, a realização de exercícios dentro d’água ajuda no desenvolvimento de aspectos como equilíbrio, lateralidade e noção de espaço.

Alguns cuidados são necessários

É necessário ficar atento a algumas características da água para que a utilização da piscina não gere problemas de saúde em seus usuários.

Muitas vezes a cor da água é um sinal de alerta. Então fique atento às dicas a seguir.

Independente da estação do ano, sua piscina precisa de manutenção e tratamento. Como dito anteriormente, é preciso realizar a troca da areia do filtro regularmente e fazer a recirculação da água para garantir a eficiência do tratamento.

O uso do cloro para piscina deve ser um dos seus principais aliados. Contudo, antes de aplicá-lo, verifique os níveis de alcalinidade e ph da água com a hth® Fita Teste.

Assim, você estabiliza os parâmetros químicos da água e elimina as bactérias presentes. Lembre-se que o cloro para piscina, principalmente, no verão deve ser aplicado conforme recomendação da embalagem, por conta do uso frequente de banhistas.

A hth® possui os melhores produtos para que sua piscina esteja limpa e sua família protegida. Nossos produtos são desenvolvidos e testados em nossos centros de pesquisa para oferecer toda a garantia de qualidade.

Comments
  • Gabriel Responder

    Polo aquático é um jogo bem leal, mas cansa muito mais do que parece. Recomendo tentarem!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *