7 equipamentos que você precisa ter para limpar piscinas

A escolha dos equipamentos para limpar piscinas parece algo complicado à primeira vista, mas, na verdade, com as informações certas é bem simples adentrar no mundo dos métodos para manter as águas limpas e saudáveis.

Neste artigo, vamos apresentar a você as 7 principais ferramentas e como elas são utilizadas na manutenção da água de piscinas. Lembre-se que a limpeza é uma ação fundamental para a qualidade dos seus momentos de lazer nessa área.

Sistema de circulação e conjunto filtrante

A filtração da piscina é parte crucial dos procedimentos para manter a água saudável e livre de partículas. Por isso, toda piscina deve contar com um sistema compatível com suas dimensões. Os elementos em que consiste um bom sistema de circulação e filtração são:

1. Skimmer

Responsável pelo recolhimento da camada superficial da água, eliminando impurezas não alcançadas pelo ralo de fundo.

2. Ralo de fundo

Realiza a captação da maior parte água da piscina que será tratada no elemento filtrante. A escolha do ralo deve ser feita com atenção, pois o mau dimensionamento deste acessório pode ocasionar acidentes potencialmente graves.

3. Bomba

É o equipamento que, de fato, executa a circulação da água captada no ralo de fundo e skimmer, levando-a até o filtro e devolvendo o líquido tratado para a piscina. Uma bomba adequada para o tipo e volume da piscina resulta em maior eficiência energética do sistema.

4. Filtro

Em geral, contém areia como elemento filtrante e também deve ser escolhido de acordo com o volume de água da piscina.

Equipamentos de limpeza manual

Mesmo com um sistema de circulação e filtração eficiente, a piscina pode apresentar sujeiras que não são eliminadas pelo conjunto filtrante. Nesse caso, o trabalho manual é exigido para a limpeza completa da área de lazer.

Mas há uma série de ferramentas pensadas para facilitar esse processo. Algumas que valem a pena ter entre seus equipamentos para limpar piscinas são:

5. Peneira cata-folhas

Sua função é evidente pelo nome, facilita a coleta de sujeiras maiores que podem ser retiradas antes de serem sugadas pela bomba.

6. Escova

É uma ferramenta para facilitar a remoção daquelas sujeiras que se acumulam nas laterais da piscina, como algas, por exemplo.

7. Aspirador para piscinas

Conectado à bomba por meio da mangueira flutuante, é muito útil para a limpeza do fundo da piscina. Atentas aos diferentes tipos de piscinas, as fabricantes fornecem aspiradores em diversos formatos.

Esses equipamentos estão disponíveis em qualquer loja especializada e são tão comuns que é possível encontrar conjuntos prontos com todas as ferramentas e os adaptadores necessários para realizar a limpeza manual. O seu kit para limpar piscinas ficará completo com o cabo telescópico, feito para que toda a superfície da piscina seja alcançada.

Agora, com a manutenção da piscina garantida pelas ferramentas de limpeza, resta chamar os amigos e familiares para um final de semana agradável — e sem riscos à saúde!

Se você quer obter mais informações e não quer perder os artigos como este, curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de todas as novidades!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *