Água turva em piscina: Conheça as principais causas e soluções

Solução para água turva

A chegada do verão é um convite para o uso das piscinas, sejam residenciais ou em clubes. Mas para que seja uma área de lazer agradável, o primeiro item a ser levado em conta é a qualidade da água. A turbidez, também conhecida como água turva, é um dos principais incômodos que podem impedir o uso das piscinas.

As causas para a água turva são inúmeras, incluindo a alteração de alcalinidade e do pH da água. A existência de algas e demais resíduos orgânicos, a falta de filtração e a areia saturada também comprometem a cristalinidade da água.

Seja qual for o caso, quem utiliza a piscina – sem os devidos cuidados – torna-se vulnerável a diferentes doenças, tais como micoses, virose, conjuntivite e doenças de pele.

Sendo assim, vamos conhecer neste artigo os três principais motivos de água turva e qual a melhor solução para resolver de vez o problema!  Fique atento às dicas a seguir e saiba como deixar a água de sua piscina sempre cristalina.

Água turva por desequilíbrio químico

  • Alcalinidade alta
  • pH alto
  • Falta de clarificante
  • Excesso de clarificante
  • Falta de cloro
  • Excesso de ácido cianúrico

Água turva pela presença de algas verdes

Paredes e fundo da piscina escorregadios, além de uma tonalidade esverdeada da água, apontam para a presença das algas verdes. As algas surgem de variadas formas e se proliferam rapidamente, em especial, pela limpeza ineficaz de toda a área da piscina.
Para evitar esse problema, é aconselhado ajustar o pH da água, utilizando produtos específicos e que devolvam à ela o seu equilíbrio.

Água turva por falha na filtração

Em piscinas com grande volume de água, é comum ocorrer o problema da água turva pela falta de filtração. O correto de uma filtração é de no mínimo seis horas por dia no verão. Também é importante verificar as condições da areia. Normalmente a troca de areia é feita a cada dois anos. Uma areia saturada não segura a sujeira, portanto a água fica turva.

Água cristalina com produtos específicos

Quando a turbidez da água está com excesso de resíduos orgânicos, a água da piscina é facilmente tratada com um produto específico: o hth® Solução Água Turva. O hth® Solução Água Turva atua como um agente clarificante e floculante de alto desempenho, capaz de recuperar a cristalinidade da água.

Antes de aplicá-lo, porém, não se esqueça de avaliar os níveis de pH e alcalinidade, que podem ser testados com a hth® Fita Teste. Esta avaliação permite planejar as próximas etapas de cuidado com a água da piscina.

No caso da água ficar turva pelo desequilíbrio químico, o ideal é regular a alcalinidade e equilibrar o seu pH. Isso é conseguido facilmente com o uso dos produtos hth® Redutor de Alcalinidade e pH, hth® Elevador de Alcalinidade, hth®  Elevador de pH Líquido, entre outros produtos da linha, dependendo de cada caso.

Fale com a hth®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *