Câimbra na Piscina? Alimentos ideais para evitar essas dores

Tratamento de Piscinas - HTH

Manter uma alimentação saudável ajuda a evitar cãibras na piscina. Logo, essas contrações musculares podem aparecer devido ao próprio esforço dos músculos com os movimentos na água.

Alguns alimentos ajudam a prevenir as câimbras, uma vez que são ricos em vitaminas e minerais importantes para o corpo. Contudo, vale lembrar que esses alimentos devem ser consumidos de forma moderada.

A hth®, fabricante de produtos para tratamento de piscina, listou abaixo alguns dos alimentos indicados para tratar câimbras. Mas, antes, você vai descobrir o que causa esses espasmos musculares.

O que pode causa cãibra na piscina?

Geralmente, a cãibra muscular é resultado de uma contração súbita e involuntária de um ou mais músculos. Em suma, as contrações estão associadas a disparos repetitivos de neurônios motores e impulsos nervosos no músculo. Logo, isso faz com que o músculo fique mais curto e “encavalado”, causando muita dor.

Uma razão comum para o surgimento das cãibras musculares é a falta de certos nutrientes, que são encontrados nos alimentos que comentaremos abaixo.

Alimentos para evitar ou reduzir as câimbras

Manter uma nutrição adequada pode ajudar a reduzir as cãibras musculares. Portanto, primeiramente, hidrate seu corpo com o consumo de água, que otimiza a saúde intestinal para melhor absorção dos nutrientes ingeridos.

Depois, inclua na sua dieta diária alimentos que vão maximizar a função intestinal e que tenham as seguintes vitaminas/ minerais:

Sódio

O corpo humano precisa do sódio para manter o equilíbrio normal dos líquidos e do sangue. Em resumo, o sódio atua em conjunto com outros eletrólitos, gerando impulsos nervosos e contração muscular. Dentre os alimentos que contém sódio estão os alimentos em conserva, queijos cottage e cheddar, além de legumes como beterraba, mandioca e cenoura. As carnes defumadas e peixes, além das azeitonas, também possuem sódio em boa quantidade.

Potássio

O potássio é o principal eletrólito encontrado dentro de todas as células do corpo, sendo essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso e muscular.  As fontes alimentares que contêm potássio incluem frutas como banana, melão e abacates. Outra opção são os produtos lácteos e peixes, além de vegetais (batatas, batata doce e abóbora).

Cálcio

O cálcio desempenha um papel crucial na contração dos músculos esqueléticos e lisos, incluindo o coração, vasos sanguíneos e intestinos. Da mesma forma, também afeta a geração de impulsos nervosos. Sendo assim, deficiência de cálcio pode contribuir para a formação de câimbras dolorosas.

No entanto, isso pode ser evitado com o consumo de laticínios, peixes (sardinha, anchovas, salmão rosa), folhas verdes escuras e nozes.

Consumindo esses alimentos regularmente e de modo equilibrado você pode aproveitar sua piscina sem medo! Só não se esqueça também de tratar a piscina com os produtos da hth®. Assim , você se diverte com segurança e ainda aproveita para mergulhar numa água pura e cristalina.

Acesse hth® conheça nossa linha de produtos para tratamento de piscinas.

Fonte: Renê Leite – Nutricionista especialista em Fisiologia e Biomecânica do Exercício

Comments
  • Gabriel Responder

    Outra coisa bem importante para evitar as cãibras na piscina é o alongamento. Fazer uns 5 ou 10 minutos alongando pode evitar bem as dores.

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *