Cesar Cielo: os Benefícios da Natação!

Hoje é o Dia do Esportista, data para lembrar a importância do esporte na nossa vida e como ele pode ser um fator essencial para nossa saúde, socialização e experiências!

Trouxemos aqui uma entrevista exclusiva com Cesar Cielo, um dos principais representantes da natação brasileira, que compartilhou com todos nós sua experiência no esporte.

Mergulhe nessa!

sub4

Cesar Cielo, que também praticou judô e vôlei, aponta a socialização como parte fundamental do esporte, além, claro, da saúde do corpo:

”No início são a socialização e a integração com outras crianças, o desenvolvimento físico e motor, cognitivo e sensorial.

Acho que a natação também ajuda na concentração e ensina a criança a aprender a esperar, a se posicionar, a perder e a ganhar.

Além disso, a atividade física é bem importante para uma infância saudável.”

Para Cielo, a natação foi uma escolha natural e à medida em que foi praticando a modalidade mais se motivava.

sub5

Começou com 8 anos, mas diz que a natação pode ser iniciada por bebês.

“Desde que de forma adequada, o contato com a água pode se dar nos primeiros meses de vida, uma forma de a criança ir se acostumando ao meio líquido e criando uma relação de prazer com ele.

Os fundamentos básicos podem ser adquiridos a partir da escolinha. No projeto Novos Cielos a Escolinha atende crianças de 6 a 8 anos.”

sub6

São quatro os estilos de nado: livre (crawl), peito, borboleta e costas. Nas provas do medley o nadador junta os quatro estilos.

As modalidades do programa olímpico para os esportes aquáticos são: Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Natação, Pólo Aquático e Saltos Ornamentais.

O campeão contou como é ser um profissional e falou sobre o Instituto Cesar Cielo e seu principal projeto, o Novos Cielos.

Veja:

sub7

Para ser um profissional, o mais difícil é a ”dedicação que o esporte pede”, segundo Cielo.

A vida pessoal muda, a rotina é puxada. ”Os treinos são bem cedinho, pela manhã, antes da escola, e também à tarde, todos os dias.”

E reforça: ”É ter muita dedicação e força de vontade para chegar a ser um destaque no esporte. Não adianta outra pessoa ter vontade por você.

É preciso querer muito. Não tem como ser atleta de ponta e não abrir mão de algumas coisas.

É preciso respeitar o corpo, a alimentação, os treinos, a hora do descanso…  É dedicação, força de vontade e muito treino!”

5 sub8

O objetivo do Instituto Cesar Cielo é usar as oportunidades que a natação proporcionou ao campeão para ajudar a educar pelo esporte.

O Novos Cielos, projeto do Instituto, nasceu para ensinar as crianças a nadar e dar oportunidade para elas competirem.

É um projeto que tem parceria da iniciativa privada – empresas como a HTH, que destinam recursos por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal.

São cerca de 150 crianças e jovens, na Escolinha, aprendendo e competindo.

“A gente quer que sejam campeões paulista e brasileiro. E que, por intermédio da natação, sejam campeões e tenham oportunidades como a de obter bolsas de estudos em escolas importantes e formação.”

3 (1)

Cesar Cielo, nascido em Santa Bárbara D’Oeste, 1987, é um nadador especialista em provas rápidas.

É campeão olímpico dos 50 m livre (Pequim/2008), medalhista olímpico de bronze dos 100 m livre (Pequim/2008) e nos 50 m livre (Londres/2012); dono de 16 medalhas ganhas em Mundiais em piscina curta e olímpica, oito delas de ouro, em Mundiais de piscina longa (Roma/2009, Xangai/2011 e Barcelona/2013); é sete vezes campeão pan-americano (tem oito medalhas, sete de ouro, ganhas no Rio/2007 e em Guadalajara/2008); é recordista mundial dos 50 m livre (20s91) e dos 100 m livre (46s91).

4

Fotos do Instituto: Osvaldo F./Contrapé.

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina.

Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.  

Comments
Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *