Como tratar uma Piscina com Água Verde: Siga nosso passo a passo

piscina de agua verde

É comum o aparecimento de algas no revestimento, paredes ou no piso. Isso ocorre pois a piscina está desprotegida, com os parâmetros de alcalinidade e pH desajustados, e principalmente falta de cloro

Causas da Água Verde

Basicamente um fator é o responsável pela coloração verde da água da piscina é a infestação de microrganismos (algas), principalmente após as chuvas ou piscinas com muita vegetação ao redor.

Como tratar a Água Verde

Tratar uma piscina com água verde é importante para evitar a proliferação de outros micro-organismos patógenos. Sem isso, ignorando o problema que a coloração verde evidência, doenças por contaminação pela pele seguem como um risco à saúde. São quatro passos durante o processo. O primeiro está relacionado à avaliação da situação.

1- Avaliar Alcalinidade e pH

Antes de tudo, você precisa se certificar de que os parâmetros de alcalinidade e pH estão corretos. Isso porque apenas efetuar a limpeza, removendo folhas e sujeiras, seria inútil com esses parâmetros desajustados — incorretos, eles voltariam a causar a água verde.

Por meio de medidores específicos, você deve avaliar o nível de alcalinidade e pH da água da piscina. Para isso, faça uso do hth ® Fita teste. O pH precisa ficar entre 7,0 e 7,4, enquanto a alcalinidade, entre 80 e 120 ppm. Caso os parâmetros estejam fora desses citados, é necessário o ajuste.

2- Limpar e Purificar

Nesse segundo passo, é hora de pôr as mãos à obra. Escove bem as paredes, laterais e fundo da sua piscina. Você estará desgrudando e eliminando as algas e micro-organismos danosos para a pele.

Ainda é preciso retirar folhas e detritos da superfície da água, por meio de uma peneira. Não se esqueça de deixar a água da piscina recirculando e o sistema de filtragem ligado durante todo o processo.

3- Ajustar Alcalinidade e pH; Aplicar Cloro

Esse passo se faz necessário apenas quando for constatada a irregularidade dos níveis, durante o 1º passo. Assim, você terá a certeza de que os parâmetros de alcalinidade e pH estão dentro do recomendado. Lembre-se de ajustar primeiro a alcalinidade e, depois, o pH.

Com a alcalinidade acima dos 120 ppm, use o hth ® Redutor de Alcalinidade e pH. Abaixo dos 80 ppm, use o hth ® Elevador de Alcalinidade. O mesmo com a medição de pH. Com o pH acima de 7,4, utilize o hth Redutor de Alcalinidade e pH ou o hth Redutor de Alcalinidade e pH Extra Forte. Se o pH estiver em 7.0 não precisa elevar o pH

Agora, aplique o hth Cloro Granulado Tradicional na dosagem de 14g para cada 1.000 litros; ou aplique 18g do hth ® Cloro Mineral Brillance 10 em 1 para cada 1.000 litros. Aguarde 10 minutos e aplique o hth ® Algicida de Choque e o hth ® Clarificante Maxfloc (este, na dosagem de 6ml para cada 1.000 litros).

4- Aguarde para Usar e Fique de Olho Aberto!

Depois desse verdadeiro tratamento de choque para se livrar da tal água verde, é recomendado esperar 12 horas, com o motor da piscina desligado, para voltar a usá-la. Esse é o chamado processo de decantação.

É importante manter alguns desses cuidados para evitar que a água verde volte a tomar conta da piscina.  Avalie o nível de pH semanalmente, e o de alcalinidade mensalmente. Faça o tratamento de manutenção, siga o processo APP – Avaliar, Purificar e Proteger.

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *