Concentrações de cloro de piscina para diferentes capacidades

Quando se fala em cuidados com a piscina, uma das primeiras coisas que vêm à mente é o cloro. Por conta de seu alto poder bactericida, ou seja, capacidade de eliminar da água os microrganismos que podem causar risco à saúde, não há dúvidas de que esse produto é essencial. Contudo, é preciso aplicar a quantidade certa de cloro para piscinas, já que o mau uso pode causar reações adversas.
Em dosagem maior do que a recomendada, por exemplo, o cloro pode causar irritações nos olhos, mucosas e pele dos banhistas. Já em quantidade menor, pode causar mau cheiro na água da piscina, além de se tornar ineficaz no combate de algas e bactérias.

Qual a forma correta de usar o cloro para piscinas

O tratamento com cloro é, provavelmente, o método mais econômico e eficaz de limpeza das piscinas e, por isso, bastante recomendado. Lembre-se que mesmo cristalina, a água pode conter microrganismos causadores de doenças.
Para usar o hth® Cloro Granulado na piscinas de forma correta, é preciso levar em conta os seguintes fatores:

  • O volume de água da piscina é o que define a quantidade correta de produto a ser usado durante o tratamento e manutenção da água;
  • O pH da água é um indicador da sua acidez ou alcalinidade. Para garantir a eficácia do cloro, é recomendável que o pH da água esteja compreendido entre 7.0 e 7.4, e a alcalinidade, entre 80 e 100 partes por milhão (ppm);
  • O teor de cloro existente na água pode variar e, portanto é importante medi-lo antes de dar início a um novo tratamento. É desejável que cloro residual livre esteja entre 1 e 3 ppm;
  • O ácido cianúrico, presente nos cloros a base de Dicloro e Tricloro, deve ser de até 100 ppm. Acima desse valor, o componente interfere na ação sanitizante do cloro.

Sempre que for detectado valores diferentes dos recomendados acima, para mais ou para menos, é preciso tomar medidas para regulá-los e, assim, garantir a segurança na hora do banho de piscina.

Para descobrir como está a alcalinidade, o pH, o cloro livre e o ácido cianúrico da água da piscina, use hth® Fita Teste.
Acesse hth® e conheça mais sobre nossos produtos para piscina.

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *