Conheça a história do Polo Aquático

Polo Aquático

Enquanto você está aplicando produtos para piscina em sua piscina doméstica, nem imagina o quanto esse espaço de lazer é importante para a prática esportiva do polo aquático.

Você conhece a história desse esporte, que é um dos de maior destaque nos Jogos Olímpicos? Então acompanhe esse post da hth® para saber um pouco mais sobre esse esporte.

História do Polo Aquático

Documentos antigos mostram que o polo aquático que conhecemos hoje surgiu de uma forma um pouco diferente, ainda no final do século 19. William Wilson, um escocês renomado, foi reconhecido mundialmente por suas contribuições para o desenvolvimento do polo aquático.

Como treinador de natação, Wilson desenvolveu técnicas revolucionárias sobre eficiência e segurança. Como um engenheiro, no entanto, ele criou o que primeiro foi conhecido como “futebol aquático”, uma mistura de futebol, rúgbi e futebol americano.  

E o mais impressionante é que os praticantes faziam tudo isso enquanto nadavam pelas águas da piscina.

Estrutura da piscina para o polo aquático

Oficialmente, o esporte é praticado em piscinas com medidas entre 20 e 30m de comprimento. A largura estabelecida deve respeitar as medidas de 10m e 20m, com mais 2m de profundidade.

Assim como no futebol de campo, cada extremidade da piscina recebe uma estrutura que é chamada de gol, ou meta. Essa estrutura tem cerca de 3m de largura e 90cm de altura.

Como é jogado o polo aquático?

O esporte envolve basicamente duas equipes, sendo formadas por 7 jogadores que entram na piscina para disputar a partida. Mais 6 suplentes ficam na reserva, aguardando seu momento de substituir algum titular.

Para diferenciar cada equipe, os jogadores usam tocas de cores diferentes, feitas de silicone, como as tocas de natação. No caso dos goleiros, as tocas são sempre de cor vermelha.

A bola usada na modalidade é bem menor que uma bola de futebol. Com cerca de 400-450g de peso, a bola apresenta de 68 a 71cm de diâmetro.

Regras do jogo

Os jogadores só podem usar uma das mãos para manter a bola afastada do goleiro. Este, por sua vez, pode usar as duas mãos quando estiver a menos de 5m do seu próprio gol.

O Polo Aquático é jogado em quatro tempos; cada um deles dura 8 minutos, com intervalo de 2 minutos entre os tempos. Os jogadores avançam com a bola, nadando com a bola na frente deles ou passando para os companheiros de equipe.

O jogo tem algumas regras mais específicas, tais como:

  • Os jogadores não podem tocar no fundo da piscina e devem se movimentar na água o tempo todo;
  • As equipes só podem reter a bola por até 30 segundos sem disparar no gol;
  • Um gol vale um ponto e é marcado quando a bola é empurrada ou jogada completamente entre as traves da meta;
  • As faltas são classificadas entre faltas comuns e graves. Só é permitido aos jogadores três faltas; na quarta, são expulsos do jogo.

No final de uma partida, se o placar estiver empatado, então uma disputa de pênaltis é usada para determinar o vencedor. Nessa etapa, são escolhidos 5 jogadores de cada time para lançar a bola ao gol, alternadamente, a partir da linha de 5m.

Vale lembrar que as piscinas de polo aquático recebem tratamento constante para as partidas. A água é tratada com produtos para piscinas, como o hth® cloro concentrado ou hth® cloro aditivado, cloros a base de hipoclorito de cálcio, livres de ácido cianúrico, altamente eficazes na eliminação de bactérias.

Se você quiser experimentar jogar polo aquático na sua piscina de casa, lembre-se de tratar a água antecipadamente com os produtos para piscina da hth®!

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *