Limpar a piscina: como fazer a aspiração de forma eficaz

Limpar a piscina como fazer a aspiração

Não há como receber os amigos em um belo fim de semana de sol se não foi possível limpar a piscina adequadamente, não é mesmo? No início, a tarefa pode até parecer complexa, mas em pouco tempo de prática dá para ficar expert no assunto.

É importante manter as bordas sempre limpas. Assim, você evita o acúmulo de resíduos que, inevitavelmente, vão parar dentro da piscina. Então, acompanhe o passo a passo que preparamos para você e, em seguida, algumas dicas para você deixar a sua piscina sempre pronta para a família e os convidados!

Siga o passo a passo para aspirar a piscina

Constatada a necessidade de aspirar as impurezas que vão parar no fundo da piscina, é hora de ligar o equipamento. Tenha em mãos, cabo telescópico, aspirador e mangueira. Tudo deve ser montado devidamente, para que o procedimento seja iniciado.

É preciso passar o aspirador bem de vagar. Do contrário, a sujeira acaba subindo para a superfície da piscina. Então, afunde o carrinho de aspiração cuidadosamente e certifique-se de que a mangueira de sucção não tenha bolhas de ar. Uma boa dica para eliminar o ar é empurrar a mangueira devagar, sempre na posição reta.

Com tudo pronto, engate o cabo telescópico no aspirador, conecte uma ponta da mangueira no aspirador, e a outra ponta no bocal de aspiração. Com o aspirador dentro da água, ligue o motor na posição filtrar. Se a piscina estiver com pouca sujeira decantada, passe o aspirador lentamente sobre a sujeira, com muito cuidado para as impurezas não levantarem do chão.

Para mexer nos registros, na casa de máquinas, é muito importante desligar a motobomba depois da aspiração.

Entenda as diferentes formas de aspiração

Existem duas formas de aspirar, FILTRANDO ou DRENANDO. O ideal é aspirar FILTRANDO para um melhor  reaproveitamento da água, o que é completamente sustentável. Outra forma é aspirar DRENANDO. A água vai para o esgoto, obrigando a reposição de água.

A melhor forma de aspirar é com o filtro na posição FILTRAR. Com o motor desligado, coloque a alavanca do filtro na posição FILTRAR. Ligue o motor. Na piscina, movimente o aspirador com o cabo telescópico. A água com sujeira entra pelo aspirador, passa pela mangueira, vai para o pré-filtro e entra no filtro, passa pela areia, é filtrada e retorna limpa para a piscina.

Outra opção é, aspirar DRENANDO. Nesta posição a água não passa pela areia do filtro. A água com sujeira sai da piscina e vai direto para o esgoto. Este processo é recomendado para piscina que está com muita sujeira decantada no fundo.

Descubra o momento certo de limpar a piscina

Quando há sinal de sujeira na piscina, está na hora de fazer a aspiração. Na maioria das vezes, pode vir acompanhado de uma mudança na cor da água, essa coloração mais escura é proveniente da sujeira depositada no fundo da piscina.

Avalie o pH frequentemente

Quanto mais você conseguir manter a qualidade da água, mais simples serão os procedimentos de limpeza, inclusive a aspiração. Sendo assim, é muito importante avaliar a alcalinidade e o pH. A alcalinidade uma vez por mês e o pH uma vez por semana.

O pH deve ser mantido entre 7,0 e 7,4, e a alcalinidade 80 a 120 ppm, podendo ser medido de forma simples, com a hth fita test. Aliás, com o pH ideal, a ação desinfetante do cloro é intensificada, diminuindo as chances de irritação na pele e nos olhos das pessoas, por exemplo.

Outra vantagem do controle de alcalinidade e pH é evitar danos devido à corrosão no equipamento e no vinil, caso seja o material da piscina. Portanto, mesmo que a piscina não esteja em uso, ela deve permanecer tratada e em condições adequadas.

Dica extra: reduza o seu serviço de aspiração.

Para reduzir este serviço aplique uma vez por semana o Reduz Aspiração hth, que é o produto químico que se aplica na água da piscina. Aplique no cesto pré-filtro ou até mesmo no skimmer e siga as instruções da embalagem.

Esse produto age diretamente na areia do filtro, retendo muito mais partículas de sujeira, que não retornarão para água e não decantarão, evitando assim a aspiração.

Agora que você já tem as informações necessárias para aspirar e limpar a piscina da sua casa, a diversão para os dias de folga está mesmo garantida, não é verdade? Então, que tal obter mais novidades seguindo nosso Facebook, Instagram e Youtube?

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *