Natação e Academia: exercícios ideais para melhorar seu desempenho

Como limpar piscina - hth

A natação é uma forma de exercício que movimenta todo o corpo, gerando o risco mínimo de lesão. Assim, isso torna esse esporte uma excelente opção para perder peso, ganhar condicionamento físico e tonificar os músculos. 

Contudo, um dos fatores importantes nesse contexto é frequentar um local onde saibam como limpar a piscina para a prática saudável do esporte. 

Mas, se o local que você frequenta usa os produtos hth®, você pode ficar tranquilo! Porém, algumas academias ou clubes, pecam nesse quesito de suma importância para quem usa a piscina diariamente. 

Logo, a intensa utilização da piscina faz com que o cloro colocado seja consumido rapidamente. Só o uso de produtos hth® e a manutenção periódica é que garante uma água pura e saudável para os banhistas.

Neste post da hth®, vamos destacar a natação e outras atividades que podem ser realizadas em piscinas. Continue a leitura e saiba também a importância de se manter a piscina sempre limpa!

Como aproveitar os exercícios em piscina limpa

A natação é um dos esportes mais praticados em piscinas. Além de promover intenso bem-estar, a modalidade ainda oferece muitos benefícios físicos. 

Então, a primeira vantagem da natação é que ela é um auxiliar no processo de emagrecimento. Da mesma forma, o esporte ajuda a reduzir o estresse, melhora o sistema respiratório e cardíaco e, ainda, fortalece as articulações. 

Contudo, não é só a natação que proporciona mais saúde e bem-estar físico. Isso porque há muitos outros tipos de exercícios que podem ser realizados na água limpa da piscina

Além de oferecer um treino completo e de baixa resistência, você pode começar a ver os benefícios dos exercícios na piscina em pouco tempo. 

A seguir, iremos dar algumas dicas de exercícios de musculação e ginástica. Assim, você pode alternar seus treinos na água e garantir resultados muito mais eficazes a longo prazo para o seu corpo. 

Extensão de tríceps é opção de atividade física em piscinas

Embora menor que o bíceps, o tríceps é um importante músculo do braço que é usado em muitos movimentos. Enquanto estiver dentro da piscina, segure um haltere em cada mão e coloque-as atrás da cabeça. Os cotovelos devem estar alinhados com as costas e apontando para cima. 

Então, estenda o peso acima de sua cabeça, segure e traga de volta para sua posição inicial em um movimento suave. O tríceps entra em estado de fadiga rapidamente, porém também se recupera com a mesma velocidade. Além disso, vale lembrar que a prática desse tipo de exercício dentro da água o torna mais agradável.

Caminhada dentro da piscina

Se você não pratica atividades há algum tempo, o ideal é fazer exercícios como a caminhada dentro da piscina. Você sentirá maior resistência da água por ser mais densa que o ar. 

Em contrapartida, terá maior gasto calórico. Outra vantagem da caminhada na água é que você poderá se refrescar enquanto se exercita. 

Rotações do ombro com faixas de resistência

Esses exercícios são fundamentais para a estabilidade do ombro e para a prevenção de lesões. 

Quem pratica natação, por exemplo, pode sentir algum incômodo devido à repetição de movimentos dos ombros dentro da água piscina

Por isso, esse exercício faz com que os músculos de estabilidade ao redor dos ombros trabalhem mais, tirando um pouco da pressão dos músculos maiores – essenciais em todos os movimentos.

As rotações do ombro são um exercício podem ser feitas uma ou duas vezes por semana. Mas é recomendado fazê-lo antes de entrar na piscina para um mergulho ou até mesmo como parte de um aquecimento antes de levantar qualquer peso.

Deadlift

O deadlift é um exercício difícil de dominar. Funciona bem na parte inferior das costas, glúteos e isquiotibiais (grupo de músculos localizados na região do posterior da coxa, na parte de trás dos membros inferiores). 

Logo, esse tipo de exercício lhe dará força nas pernas e uma melhor posição do corpo na água. 

Antes de começar seus exercícios, lembre-se de como limpar a piscina

Todos os exercícios citados acima geram grandes benefícios para o corpo e para a mente. Porém, é preciso destacar a importância da limpeza da água da piscina

Espaços como esse, quando não usados frequentemente, podem apresentar a chamada água verde. Então, a água apresenta essa tonalidade devido à presença de algas, causadas pela contaminação do líquido por sujeira, folhas e microrganismos que se proliferam na água. 

Além desse problema, existem outros, que podem ocasionar muita dor de cabeça aos banhistas e donos de piscina. Sendo assim, vale tomar alguns cuidados extras, que começam com a avaliação dos parâmetros da água: como ph, alcalinidade, cloro livre e ácido cianúrico. 

Usando a hth® Fita Teste mergulhe uma fita na água da piscina e remova-a imediatamente. Segure a fita por 15 segundos sem balançá-la e sem retirar o excesso de água.

Pronto. A hth® Fita Teste já avaliou a água. Compare as cores dos parâmetros da fita com as cores do rótulo e ajuste os parâmetros aplicando os produtos recomendados no site.

Para eliminar as bactérias da água, aplique o hth® Cloro Concentrado Tradicional ou hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance.

Para proteger a cristalinidade da água aplique o hth® Clarifica Maxfloc sua fórmula aglomera e flocula os resíduos em micro-partículas, eliminando-as na filtração.

Para o caso do tratamento da água verde, utilize o hth® Solução Água Verde.

Esses e outros produtos de tratamento de piscina podem ser encontrados no site da hth®. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Comments
  • Gabriel Responder

    Ótimo artigo sobre exercícios, mas é importante a gente frisar sobre a importância de se alongar!

    Estar com uma lesão levinha e ir pra piscina pode acabar piorando ela!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *