O que é alcalinidade na água da piscina?

O que é alcalinidade na água da piscina

O teste de alcalinidade é fundamental para garantir que a água da sua piscina esteja equilibrada. A alcalinidade da água é medida em partes por milhão (ppm), e refere-se à capacidade que a piscina tem de neutralizar ácidos, mantendo um pH estável. Considere a alcalinidade como um conjunto de sais minerais que a água tem.

A alcalinidade ocorre devido à presença de carbonatos, bicarbonatos, íons hidróxidos, silicatos, boratos, fosfatos e amônia, sendo um parâmetro importante para a qualidade da água.

Por que medir a alcalinidade da piscina é fundamental?

A análise da qualidade da água de uma piscina inclui parâmetros diversos, que afetam o seu equilíbrio químico. Quanto mais ajustados estiverem os níveis de alcalinidade e pH, mais segurança e conforto os banhistas terão na hora do lazer.

O parâmetro da alcalinidade deve merecer uma atenção especial, uma vez que esse indicador influencia a estabilidade do pH.

Sendo assim, a alcalinidade – cuja faixa ideal é entre 80 e 120 ppm  – atua como tampão, impedindo que ocorram variações nos níveis de potencial hidrogeniônico (pH).

Como analisar a alcalinidade da água da piscina?

Para avaliar a alcalinidade da água, o mais indicado é indicado o uso da hth® Fita Teste. O teste é realizado de forma bem simples:

  • Insira uma fita diretamente na água da piscina – Aguarde por 15 segundos, retire a hth® Fita Teste sem balançar ou retirar o excesso de água contida nela;
  • Assim que a fita ficar colorida, compare suas cores com os tons indicados no rótulo da hth® Fita Teste.

Como ajustar a alcalinidade da piscina

Para ajustar a alcalinidade é muito simples. Se a alcalinidade estiver abaixo da faixa ideal, 80-120 ppm, é recomendado aplicar o hth® Elevador de Alcalinidade, agora se a alcalinidade estiver acima da faixa indicada, é necessário a utilização do hth® Redutor de pH e Alcalinidade. Para aplicação dos produtos siga sempre as instruções do rótulo.

O que acontece caso a alcalinidade não seja ajustada devidamente?

Se a alcalinidade não estiver dentro da faixa ideal, 80-120 ppm, a água da piscina pode ficar turva, corrosiva formando incrustações na tubulação da piscina, além de interferir na ação do cloro, pois ele tende a perder o seu poder algicida devido a fácil alteração do pH, podendo deixar a água com um aspecto esverdeado.

Tem dúvidas sobre como tratar sua piscina? Fale com a hth®!

Somos líderes no desenvolvimento e comercialização de produtos inovadores para tratamento de água de piscina. Entre em contato com a nossa equipe!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *