Para que serve o Cloro para Piscina

Cloro para piscina

É muito comum ouvir que é necessário utilizar cloro para realizar o tratamento adequado da piscina. Porém, poucas pessoas sabem como o cloro funciona e qual a sua utilidade na água da piscina.

Além da utilização para o tratamento de água de piscina, compostos clorados são também utilizados em diversas outras aplicações. Devido a sua excelente ação antimicrobiana.

O que é Cloro? Por que ele é importante?

O cloro é um composto químico desinfetante que é comumente adicionado à água para eliminar bactérias causadoras de doenças. Fungos, vírus e bactérias se desenvolvem em reservatórios de água que não estão sendo tratados da maneira correta.

Antigamente, quando o uso do cloro não era difundido, muitas mortes ocorriam por causa da água contaminada. O número de mortes de pessoas que tomavam água não tratada com cloro é muito maior do que o número de mortes ocorridas nas guerras, por exemplo.

Para que serve o Cloro para Piscina?

Adicionar cloro na piscina ajuda a garantir a qualidade da água para os banhistas. O cloro é um excelente agente antimicrobiano, capaz de eliminar bactérias e fungos responsáveis por provocar infecções e problemas de saúde, como micoses, conjuntivite, hepatite, herpes, diarreia entre outras doenças.

Sua aplicação deverá ser feita da maneira correta para evitar que ocorram excessos ou até mesmo que a quantidade de cloro na piscina seja insuficiente. Aplicar cloro em excesso na água da piscina pode causar irritação na pele, mucosas e olhos.

Por outro lado, quando abaixo da concentração ideal, o cloro não é capaz de realizar sua ação antimicrobiana, e a eliminação de bactérias e fungos da água não pode ser garantida. Antes de aplicar o cloro na água da piscina, é necessário que você avalie os níveis de pH, alcalinidade da água.

Após a aplicação do cloro e antes de liberar a piscina para uso, é importante garantir que o nível de cloro livre na água esteja entre 1 e 3 ppm (partes por milhão).

A utilização de cloro para piscina deverá ser constante e dependerá de diversos fatores como o tamanho da piscina, a quantidade de uso pelos banhistas, se a piscina está exposta à chuva, o tipo de cloro utilizado e principalmente a marca do cloro aplicada.

Confira sempre as indicações de uso que estão impressas no rótulo da embalagem do cloro para piscina, elas indicam a quantidade e frequência de aplicação. Lembre-se que as quantidades mudam conforme o tipo de cloro e marca. E fique atento ao ácido cianúrico, um composto químico presente nos dicloros, um tipo de cloro muito comum no mercado.

O excesso de ácido cianúrico, ou seja, uma concentração acima de 50ppm pode inibir a ação do cloro, deixando a água verde e contaminada por vírus e bactérias. Por isso prefira sempre cloro a base de hipoclorito de cálcio. Esses garantem uma água sempre sanitizada, quando seguida as instruções do rótulo.

Após fazer a aplicação do cloro na piscina, é recomendável que o filtro da piscina fique ligado por aproximadamente 6 horas para que o cloro se misture totalmente na água da piscina.

Onde comprar um bom Cloro para Piscina?

Como já dissemos, os cuidados com a piscina devem ser constantes, por isso, indicamos que você compre cloro e outros produtos para piscina de marcas conhecidas e renomadas no mercado. Convidamos você a visitar o site da hth e conhecer nossa história e linha de produtos que avaliam, purificam, protegem e solucionam problemas na piscina. Conte com a hth para manter a qualidade da água da piscina e proteger a saúde da sua família!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *