Piscina aquecida: confira os cuidados necessários para manter a água limpa

produtos para piscina - hth

Ter uma piscina em casa ou frequentar a piscina do clube é sempre sinônimo de prazer e diversão. E quem tem uma piscina aquecida pode, mesmo no inverno, usufruir dela a qualquer hora.

Contudo, não se esqueça de manter o tratamento regular da água com uso de produtos para piscina – a fim de manter a água limpa nos dias mais frios do ano também. 

Devido ao sistema de aquecimento, a decomposição do cloro se dá de forma mais rápida, sendo necessário diminuir o tempo de intervalo entre uma cloração e outra. Além disso, é essencial saber quais produtos para piscina usar nesse ambiente de piscina aquecida. 

A hth® tem uma linha completa de produtos para tratamento de piscina para deixar sua piscina aquecida sempre limpa e livre de algas e fungos.

Piscina aquecida requer um cuidado diferenciado

O calor da água estimula o aparecimento de algas e bactérias. Assim, esses microrganismos encontram nas piscinas aquecidas um ambiente perfeito para sua reprodução. 

Com o crescimento acelerado da população de algas, sua piscina poderá ficar, em poucos dias, com uma coloração esverdeada, caso o tratamento adequado não esteja sendo realizado.

As temperaturas mais altas também podem interferir no controle do pH da água, que aumenta com mais velocidade.

Por isso, tanto o pH quanto a alcalinidade precisam ser verificados frequentemente com a utilização da hth® Fita Teste. Assim, se o pH estiver acima de 7,4, saiba que a piscina não está propícia para banho.

Veja outras dicas que podem ajudar manter a piscina aquecida em perfeito estado e pronta para ser usada.

Aplicar cloro na água com maior frequência 

Quando a água é aquecida, o cloro se decompõe com mais rapidez, deixando sua piscina mais vulnerável à proliferação de agentes contaminantes. 

Desse modo, é necessário verificar regularmente a quantidade de ppm  de cloro livre ainda restante na água. Dependendo do resultado, aplique novamente o hth®  Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10 em 1 ou o hth® cloro Concentrado Tradicional para que se mantenha sempre equilibrado.

Manter pH e alcalinidade ajustados 

O controle do pH tem que ser feito regularmente, independente se é uma piscina aquecida ou sem aquecedor. No entanto, a partir do momento que a água é aquecida, o produto para regular o pH precisa ser aplicado mais vezes.

Para saber se sua piscina está com o pH e a alcalinidade dentro dos parâmetros recomendados, utilize a hth® Fita Teste

Com a hth® Fita Teste, você descobre em poucos segundos se precisa realizar ajustes, aplicando produtos como:

  • hth® Elevador de pH 
  • hth® Elevador de Alcalinidade
  • hth® Redutor de Alcalinidade e pH 

Limpar ao redor do local e as bordas

No caso da piscina ser aquecida, sua borda pode ficar úmida, levando à criação e proliferação de microorganismos ao longo do tempo. Da mesma forma, o suor dos banhistas também pode se depositar nas bordas da piscina. 

Por isso é importante sempre limpar essa região com produtos específicos como o hth® Limpa Bordas. 

Esse produto é indicado para limpeza de bordas e das paredes da piscina, não interferindo no tratamento diário. Para aplicá-lo, basta usar uma esponja limpa e passar sobre a superfície com cuidado. 

Reposição da água evaporada

Não é só o cloro que evapora mais rápido nas piscinas aquecidas: isso acontece com a própria água. 

Como consequência disso, sua piscina pode esvaziar mais rapidamente e você vai precisar fazer a reposição da água. Uma boa forma de evitar o desperdício de água é cobrir sua piscina com uma lona ou  capa apropriada. 

Manter a frequência de manutenção

Além de todos esses cuidados que citamos até aqui, é preciso também realizar algumas manutenções frequentes, como em qualquer piscina.  

Veja a seguir a frequência de manutenção ideal para o verão ou outras épocas com uso mais intenso. Quando a piscina estiver sendo pouco utilizada, é possível realizar cada um deles com um intervalo de tempo maior.

Diariamente

Semanalmente

  • Realizar a limpeza do pré – filtro, retirando a sujeira acumulada no compartimento;
  • Limpar os filtros, utilizando as funções retrolavagem e enxágue.

A cada 2 semanas

  • Limpar o skimmer (mecanismo que suga a sujidade em suspensão na água);
  • Aspirar o fundo da piscina para remover a sujeira que se acumula ali.

Viu como não é tão difícil assim cuidar de uma piscina aquecida? Conhecendo os procedimentos adequados, basta inseri-los em sua rotina para poder aproveitá-la ainda mais.

Benefícios da piscina de água quente

Ter uma piscina aquecida em casa ou aproveitar em uma academia ou clube, além de serem relaxantes, trazem outros benefícios. Elencamos alguns deles a seguir:

  • Melhora a circulação: se você tem problemas de circulação, saiba que a água quente irá melhorar o fluxo sanguíneo. Alguns mergulhos por semana em piscinas aquecidas são um ótimo exercício para os vasos sanguíneos, aumentando a capacidade do coração.
  • Alivia dores: se você sofre com dores constantes nas pernas, nos braços ou está com alguma área do corpo dolorida, não pense duas vezes em cair em uma piscina com água quente! A temperatura elevada contribui para uma recuperação, diminuindo as dores.
  • Abre os poros: o vapor quente durante o banho de piscina faz com que a sua pele se regenere, livrando-se das células mortas. Com os poros abertos, a sua pele ficará mais limpa com uma sensação de frescor.
  • Diminui a pressão arterial: há estudos que indicam o banho de água quente como um processo essencial para reduzir a pressão arterial.

Agora que você já conhece os benefícios da água aquecida e sabe como limpar sua piscina, não deixe de aplicar os produtos para piscina da hth®

Assim, você garante um ambiente saudável e uma água sempre limpa e clarificada. 

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *