Piscina inflável: saiba como deixá-la limpa por mais tempo

Com centenas de opções no mercado, o sonho da piscina própria tem se realizado cada vez mais para os brasileiros.

A piscina inflável é a solução perfeita para quem tem pouco espaço, porém também exige cuidados para que seu uso seja sempre satisfatório para a família inteira.

E o que é preciso saber para manter a água saudável e pronta para banho? É o que vamos descobrir no post de hoje!

Invista em um filtro com aspirador

Se na compra da sua piscina inflável ela não vier com um filtro, não hesite em fazer esse pequeno investimento, pois ele será muito útil na rotina de limpeza da água. Ligue o filtro pelo menos uma vez a cada dois dias, por um tempo proporcional ao tamanho da sua piscina. Para uma estrutura de 6.000 litros, por exemplo, uma hora já é o suficiente para filtrar toda a água.

Lembre-se de abrir o elemento filtrante e conferir o estado do cartucho, que deve ser limpo, em média, uma vez a cada duas semanas. Caso o uso da sua piscina seja intenso, limpe-o com mais frequência, conforme sua necessidade.

Mantenha a frequência da limpeza da piscina inflável

Independentemente do tamanho da sua piscina, água parada por mais de dois dias já começa a produzir cheiros e acúmulo de resíduos indesejados. A higienização física, ou seja, a retirada de sujeiras como folhas, pequenos galhos, flores e insetos, deve ser feita uma ou duas vezes por semana.

Comece pela escovação das laterais e do fundo da piscina que já estiverem criando pequenas algas. Depois, use a peneira para tirar as impurezas da superfície da água – as sujeiras maiores que poderiam entupir o filtro. Com o aspirador, sugue os resíduos acumulados no fundo da piscina. Ao final, ligue o filtro conforme explicamos no tópico acima, e também seguindo as instruções contidas no manual do fabricante.

Faça o tratamento químico da piscina com as dosagens corretas

Ao comprar uma piscina inflável, muitos podem pensar que não serão necessários produtos químicos, mas assim como as demais piscinas, os produtos e suas dosagens corretas precisam ser utilizados para um tratamento totalmente eficaz.

O algicida, por exemplo, deve ser aplicado na água ao menos uma vez na semana. Ele evita a proliferação de algas, que são as responsáveis pela coloração esverdeada e pelos perigos de uma piscina escorregadia.

Já o cloro vai tratar a água evitando que ela fique turva e com fortes odores. Acredite, mesmo que seja uma piscina inflável pequena, em apenas dois dias de água parada, você já vai começar a perceber que ela está ficando com cheiro forte. Use o cloro dia sim, dia não, sempre a noite, quando ninguém estiver fazendo uso da piscina.

Controle também o pH da água

O nível ideal varia entre 7.0 e 7.4 —, muito importante para evitar doenças e desconfortos no banhista. Conforme os resultados dos testes avaliados com uma Fita Teste, de preferência, aplique os produtos para correção do pH: o produto hth® Elevador de pH, composto por carbonato de sódio, ou então o hth® Redutor de alcalinidade e pH. As dosagens destes produtos estão descritas nos rótulos das embalagens.

Gostou das nossas dicas para tratar sua piscina inflável e conservá-la limpa por mais tempo? Deixe um comentário contando a sua experiência com a sua piscina e quais são os seus produtos hth® preferidos para manter o cuidado em dia.

Comments
  • Amilton Cestari Responder

    Tenho uma piscina inflável em casa e não sabia que era necessário a utilização de um filtro com aspirador. Vou compra o filtro e manter a piscina sempre limpa. Obrigado HTH pela dica.

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *