Qual a função do filtro e da bomba para piscina?

Cloro para piscina - HTH Produtos para Piscina

Limpar piscina parece simples, mas manter a água cristalina e livre de microrganismos requer um conjunto de ações. Além da aplicação do hth® cloro para piscina, o tratamento da água inclui dois equipamentos, filtro e bomba. 

Se o cloro não for aplicado corretamente, e a bomba estiverem com problemas, ou desligada a água pode ser contaminada rapidamente. 

Por isso, a bomba e o filtro são importantes em qualquer piscina, tendo a função de manter a água devidamente filtrada, oxigenada e tratada.

Neste post da hth® vamos falar um pouco das funções desses dois equipamentos fundamentais para o bom funcionamento de sua piscina.

Uso da bomba para o adequado tratamento da piscina

A bomba é o coração do sistema de filtração da água. Em suma, a bomba puxa a água da piscina através do skimmer, ralo de fundo  ou bocal de aspiração e levando para o filtro. Depois, a água retorna para a piscina filtrada por meio dos bocais de retornos principais. 

Deve-se tomar cuidado para evitar a entrada de água no motor através das aberturas de ventilação localizadas na parte inferior da carcaça.  

Conectado ao final do eixo do motor é o impulsor. Ao girar, ele puxa a água pelo final da bomba e a empurra pela parte superior da bomba através de um tubo que leva ao filtro. Assim, o impulsor contém pequenas aberturas, podendo ficar entupido com detritos. 

Se a pressão no manômetro no topo do filtro estiver abaixo dos níveis recomendados, e se a quantidade de água que flui de volta para a piscina tiver diminuído, é possível que o impulsor esteja entupido ou danificado. 

Atualmente, existem diversos tipos de bombas para piscina, mas as mais utilizadas são: 

  • bomba centrífuga autoaspirante: muita usada em piscinas domésticas, esse tipo de bomba aspira a água em direção ao filtro. Depois, o equipamento faz com que a água retorne à piscina, livre de impurezas;
  • bomba de velocidade variável: esse modelo de bomba é mais caro, mas não produz ruído. Além disso, o equipamento adapta sua velocidade de funcionamento conforme demanda. 

A bomba em funcionamento

O processo de filtração não pode operar sem a bomba principal. Assim, a água da piscina não pode ser filtrada. Portanto, é importante criar um cronograma adequado de funcionamento da bomba principal. 

Quando a bomba deve ser ligada na piscina?

Existem dois fatores que determinam a hora do dia em que a bomba deve estar funcionando: a demanda química e o custo de energia. Uma vez que a luz ultravioleta dos raios solares evapora  o cloro da água, a maior demanda de cloro seria durante o dia. 

Mas, para que o cloro tenha maior eficácia no tratamento da piscina, é recomendado que a bomba esteja em funcionamento. Ou seja, se você vai aplicar o cloro durante o dia, deixe a bomba ligada nesse período.

Deve notar-se que a quantidade de cloro adicionada à piscina deve ser suficiente para que o nível de cloro permaneça entre um 1 a 3,0 ppm durante a maior parte das horas do dia, especialmente à tarde. 

Por quanto tempo a bomba deve ficar ligada para filtrar a água da piscina?

A filtragem e a demanda química indicam o período de tempo durante o qual a bomba deve ser executada. Durante os meses de verão, a demanda química está no seu pico. 

Além disso, como a piscina é mais usada durante esse período, a quantidade de detritos também é maior. Assim, é necessário que a água seja filtrada mais vezes para remover o excesso de detritos. 

Recomenda-se que a bomba funcione 6 horas por dia / durante os meses de verão mais quentes e 4 as mesmas 6 horas horas 3 vezes por semana  durante os meses de inverno. 

As funções do filtro e seus diversos tipos

Apesar de não contar com função desinfetante, o filtro para piscina promove a eliminação das impurezas suspensas na água. Ao contrário do cloro para piscina, que realiza a purificação química, o filtro faz a limpeza  física.

Ou seja, ele ajuda a captar os detritos que caem na água, como pequenos insetos, folhas, galhos, grama e demais sujeiras. 

Então, com auxílio de uma areia própria colocada dentro do filtro, a água puxada pelos drenos se torna limpa, voltando à piscina. 

Vale lembrar que uma boa filtragem requer, no mínimo, seis horas. E pode ser potencializada com produtos como o hth® Reduz Aspiração, que melhora o desempenho da filtração diária. 

De fato, este produto químico  eleva o grau de retenção de resíduos na areia do filtro. Com isso, a água fica mais limpa e não precisa de aspiração frequente do fundo da piscina.

Para conhecer outros produtos de tratamento de piscina, acesse o site da hth®!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *