Qual o melhor tipo de revestimento para piscinas?

tipos de revestimentos para piscina - hth

A piscina, além de divertir e refrescar, não deixa de ser um elemento decorativo para a casa. Nesse sentido, após a construção da mesma, surge a dúvida: qual o melhor revestimento para piscinas? Como escolher a opção que mais se encaixa aos objetivos e aspirações?

É claro que tudo dependerá do tamanho da piscina e da quantia de dinheiro disponível para ser gasta, bem como do resultado que se deseja priorizar: acabamento ou facilidade de limpeza? Impermeabilização ou estética?

Se você está com dúvidas, não se preocupe. Preparamos um material em que esclareceremos todas as suas incertezas. Confira!

Revestimento para piscinas: quais são os principais?

A seguir apresentaremos quais são os principais revestimentos para piscinas, comentando suas características e peculiaridades, bem como os custos e as formas de limpeza.

Azulejos

Os azulejos são a forma mais tradicional e barata para o revestimento das piscinas. De fácil aplicação e manutenção, eles podem apresentar-se em diversas cores, bem como possuir ou não estampas — fazendo com que deem diferentes tonalidades e efeitos para a água.

A limpeza pode ser feita com produtos adequados e uma escova de náilon, bastando uma boa esfregação para retirar a sujeira que venha a ficar aderida ao azulejo.

Cerâmica

As cerâmicas se destacam por ser um tipo de revestimento muito versátil: podem ser esmaltadas ou foscas, podem ter aparência de ferrugem ou de ouro, podem possuir ou não desenhos, além de serem produzidas nos mais diversos tamanhos.

Há tempos, as piscinas revestidas por cerâmicas costumavam resultar em diversos problemas, pois não havia uma produção cerâmica voltada exclusivamente para as piscinas. Hoje em dia, no entanto, isso mudou e há cerâmicas que são produzidas especificamente para serem utilizadas nestes ambientes, assim como também existem rejuntes com função antibacteriana e antifúngica, os quais impedem a proliferação de organismos indesejados.

Pastilhas

As pastilhas são um tipo de produto que, além de possuírem ótima longevidade, permitem a criação de mosaicos personalizados. Inclusive, esse é um dos maiores destaques deste tipo de material: a possibilidade de variação de acabamentos e de cores.

Por serem pequenas, as pastilhas permitem desenhos que ficam superinteressantes, principalmente para as pessoas que desejam fazer desenhos curvos ou com riqueza de detalhes. Ademais, caso a opção seja pelas pastilhas de vidro, o visual fica bastante brilhante e bem iluminado.

As pastilhas costumam ser mais caras do que os demais revestimentos, porém, elas possuem grande durabilidade e uma boa resistência.

Pedras

Dentre todas as opções aqui apresentadas, as pedras são as opções mais inusitadas e exóticas. No entanto, elas vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado, devido à sua altíssima durabilidade e produção de um visual rústico ao ambiente.

Entre as mais recomendadas, são aquelas pedras que possuem superfície lisa, tal como as pedras vulcânicas. Dentre elas, temos a Hijau: pedra proveniente da Indonésia que, além de conservar uma superfície lisa, são dotadas de uma cor azul esverdeada que lembra o mar.

O maior problema que envolve este tipo de revestimento refere-se ao grande acúmulo de sujeira — principalmente devido ao fato de as pedras serem estruturas porosas. Porém, o uso de um detergente neutro, vassouras de pelos ou lavadoras de alta pressão podem resolver tal empecilho sem grandes dificuldades.

Vinílicos

Os revestimentos vinílicos estão sendo cada vez mais utilizados na construção civil e, com as piscinas, não é diferente. A sua aplicação é muito rápida e acontece diretamente no concreto, logo após a construção da piscina. Ademais, como os vinis são impermeáveis, eles dispensam algumas etapas da obra.

O vinil apresenta uma série de vantagens em relação às outras formas de revestimento: além de serem mais baratos, dispensam o uso de rejuntes e a limpeza se torna altamente simples e prática de ser realizada.

Com essas dicas, com certeza ficou mais claro quais são os tipos de revestimento para piscinas, suas características e funcionalidades. Lembre-se de pesquisar muito, a fim de escolher a opção que melhor atenda às suas necessidades e objetivos.

Você está pensando em construir uma piscina? Já escolheu o revestimento para piscinas ideal? Siga nossos perfis nas redes sociais para ficar por dentro de todo o nosso conteúdo!

Fale com a hth ®

Além de pioneira, a hth ® é líder absoluta no Brasil e no mundo, em produtos para tratamento de água de piscina. Com produtos inovadores, oferece as melhores soluções para os consumidores.

Vida combina com piscina!

Facebook hth®: https://www.facebook.com/HTHBrasil
Instagram hth®: https://www.instagram.com/hthbrasil/

Comments
  • […] encontrada por R$ 8 mil. Esse tipo de produto possui uma estrutura de alvenaria, e o restante do revestimento é feito em PVC. Aqui, a vantagem é poder escolher o tamanho e o formato que desejar para a área […]

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *