Saiba a importância da acessibilidade nas piscinas

acessibilidade nas piscinas

Sabemos que a água da piscina precisa de tratamento adequado com produtos como o hth® cloro granulado para oferecer segurança aos banhistas. Contudo, a segurança e a inclusão de pessoas com e sem deficiência vão além do uso de produtos para piscina.

As piscinas são espaços de lazer abertos para todos. Por isso é tão importante que essas áreas sejam adaptadas, dando mais autonomia a quem tem problemas de mobilidade. Com as soluções adequadas, essas pessoas podem se divertir mais e melhor, além de praticarem exercícios aquáticos nas piscinas sem riscos.

Quer saber um pouco mais sobre a importância da acessibilidade nas piscinas? Acompanhe o artigo da hth® – especialista em produtos para limpeza e tratamento de piscina.

Exercícios na piscina promovem saúde física e mental

Atividades físicas como natação e hidroginástica são de baixo impacto e oferecem vários benefícios à saúde. Para quem tem algum tipo de deficiência, esses exercícios aquáticos promovem ainda mais benefícios para o corpo e mente.

Além de permitir a interação social, os exercícios na água estimulam o desenvolvimento da sensibilidade e da percepção corporal do indivíduo. Ademais, as atividades fortalecem músculos e trabalham as habilidades motoras.

E para que seja possível esse aproveitamento do espaço, as piscinas devem seguir algumas normas de acessibilidade.

Equipamentos e adaptações para um uso mais seguro das piscinas

Os diferentes tipos de deficiências e incapacidades exigem métodos alternativos para permitir o acesso dentro e fora das piscinas. Vamos conhecer alguns dos mais comuns:

Plataforma elevatória de piscina

As plataformas elevatórias para piscina dão acesso a pessoas que podem ter dificuldade em descer uma rampa. Esses dispositivos são instalados ao longo da borda da piscina, sendo projetados para submergir na água. Assim, as plataformas permitem total mobilidade aos deficientes que entram e saiam da água.

Rampas

Rampas fixas ou móveis são uma solução simples para os desafios de acessibilidade da natação. Essas rampas podem ser construídas como acessórios permanentes ou podem ser portáteis. Desse modo, são movidas para onde e quando for necessário. As rampas fornecem acesso a cadeiras de rodas aquáticas e são uma opção mais segura para os pais que estão levando crianças pequenas para a piscina.

Escadas com piso antiderrapante

As escadas ideais para os deficientes são as construídas em concreto armado. Além disso, os degraus que dão acesso à piscina precisam estar submersos e ser revestidos com material antiderrapante.

Corrimões

Os corrimões perimetrais também fazem parte do “arsenal” de apoio à inclusão. Eles devem ser triplos bilaterais e instalados ao lado dos degraus. Existem três medidas de altura indicadas: 45cm, 70cm e 92cm. Vale ressaltar que os corrimãos devem se prolongar 30cm para o lado externo da borda da piscina.

Por fim, lembre-se de sempre manter a piscina limpa e com os níveis de pH e alcalinidade estabilizados. Este é também um modo de proteger a saúde de todos os banhistas e promover um banho de piscina mais saudável e divertido.

Para tratar sua piscina da forma correta, conte com os produtos e soluções da hth®!

Acesse nosso site e saiba mais!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *