Saiba a importância de sanitizar a água da piscina

Como limpar a Piscina - HTH

Manter uma piscina limpa da forma adequada é uma “ciência” para alquimista nenhum botar defeito. Mas nem todos sabem como limpar piscina do modo correto. O fato é que a sanitização da água com cloro e outros produtos é importante para a boa qualidade da água.

E quando falamos em qualidade, estamos levantando questões como cristalinidade e pureza do líquido. Ambos os fatores indicam se a piscina está própria ou imprópria para o uso.

De todo modo, como estamos em pleno verão “40 graus”, vale conferir algumas dicas sobre limpeza de piscina com uso do cloro. Você sabe como limpar sua piscina? Sabe qual tipo de cloro deve usar e em qual dosagem?

Este post da hth® foi elaborado justamente para te explicar tudo isso, em todos os detalhes!

Tratamento da água da piscina com cloro

Pense na piscina perfeita, com água transparente e pessoas nadando alegremente. Essa cena só é possível se a água estiver sanitizada, ou seja, livre de fungos e bactérias e os parâmetros como alcalinidade e pH ajustados.

Para o tratamento geral da água da piscina, o cloro à base de hipoclorito de cálcio, tem três características essenciais:

Primeiro, ele age como um desinfetante rápido e persistente por serem livres de ácido cianúric.

Ao aplicar o cloro na piscina, o composto se dissocia, formando subprodutos como o ácido hipocloroso (HOCI) e o íon hipoclorito (OCl). A quantidade de ambos os compostos subproduzidos vai depender do pH da água.

Os dois subprodutos eliminam microrganismos afetando os lipídios das suas células. Com isso, as células ficam oxidadas e inofensivas. O ácido hipocloroso é bem mais rápido na ação do que o íon hipoclorito, pois oxida os microrganismos em poucos segundos.

Já o OCl pode demorar mais de meia hora para começar a agir na eliminação dos microrganismos presentes na água.

Passos básicos para o tratamento da piscina

O cloro é regularmente aplicado na água da piscina e deve ser avaliado- no mínimo – duas vez por semana. Os parâmetros de alcalinidade e pH da piscina também devem ser avaliados com o uso da hth® Fita Teste, que indica se é ou não necessário ajustá-los.

E antes de aplicar o cloro na água, sempre leia atentamente o rótulo do produto. Depois, siga as instruções do fabricante e avalie a água para medir os  parâmetros ideais, que devem estar:

  • Cloro livre disponível, que deve estar na faixa de 1 a 3 ppm, nunca abaixo de 1,0 ppm;
  • pH 7,0-7,4;
  • Alcalinidade total entre 80 e 120 ppm;
  • Ácido cianúrico > abaixo de 50ppm

A cloração de rotina mata microrganismos nocivos que podem causar problemas à saúde, como otite externa, diarreia, pneumonia, micose, dentre outras. Para uma desinfecção realmente eficaz, a hth® recomenda o uso do cloro granulado.

O hth® Cloro Concentrado Tradicional, por exemplo, tem 65% de hipoclorito de cálcio em sua composição, hth® Cloro Aditivado Mineral Brilliance 10em1 combina o hipoclorito com outros ingredientes ativos, ambos são altamente eficazes na eliminação de bactérias.

E o mais importante: por não conter ácido cianúrico em sua formulação, o produto age sempre com máxima eficiência.

Outro produto é o hth® Cloro Granulado Super Shock, perfeito para a  sanitização da água muito contaminada, uso intenso da piscina, odores desagradáveis, fortes chuvas e uso frequente de cloro estabilizado

E, se precisar de produtos eficazes para limpar, purificar e tratar a água da sua piscina, busque os produtos da hth®.

A hth® cuida da água, cuida de você.

 

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *