Sulfato de Alumínio: entenda porquê não usar na sua piscina

Sulfato de Aluminio - Produtos para Piscina

Para manter sua piscina limpa e livre de bactérias prejudiciais à saúde, o processo de decantação é essencial, além da sanitização. Muitas pessoas utilizam substâncias ultrapassadas para a limpeza de piscina e podem acabar prejudicando a saúde dos banhistas.

A busca por um sanitizante alternativo de piscina para eliminar matéria orgânica e outros contaminantes, faz com que muitas pessoas utilizem produtos para piscina que acabam com a qualidade da água.

O que é Sulfato de Alumínio?

O Sulfato de Alumínio é um sal obtido pela reação química entre Ácido Sulfúrico e Hidróxido de Alumínio, o composto químico de cor azul, possui baixa toxicidade e irrita o trato respiratório e os olhos. Essa substância é solúvel em água e pode contaminar rios e lagos com muita facilidade.

O Sulfato de Alumínio é muito utilizado em piscinas pois consegue fazer a decantação de impurezas que estão presentes na água.

O que é e por que fazer decantação da piscina?

A decantação da piscina é um procedimento onde é usado um produto químico específico para fazer com que as sujeiras da piscina se acumulem no fundo e facilitem o processo de limpeza e aspiração da mesma. É essencial para manter a qualidade da água, deixando-a limpa e livre de impurezas.

Por que não usar Sulfato de Alumínio na piscina?

Muitos produtos são usados erroneamente na hora de fazer a limpeza da piscina. A verdade é que existem muitas informações incorretas na internet que podem levar os tratadores e proprietários a adicionar substâncias químicas incorretas na piscina, deixando-a imprópria para banho.

Já falamos no nosso blog o porquê não devemos usar peróxido de hidrogênio (água oxigenada) na piscina. Agora vamos explicar os motivos para você não utilizar sulfato de alumínio para fazer a decantação da água da piscina.

Prejudica o pH da água

O sulfato de alumínio é uma sal criado a partir da mistura de ácido sulfúrico e hidróxido de alumínio. Sua aplicação na piscina muda o pH da água, deixando-o em níveis mais baixos.

Além de alterar o pH da piscina, que deve estar controlado para não ser prejudicial à saúde dos banhistas, a aplicação de sulfato de alumínio prejudica a areia do filtro, deixando-a empedrada e impedindo seu funcionamento da forma correta.

É prejudicial à saúde

O contato com o sulfato de alumínio é extremamente prejudicial à saúde dos banhistas e até mesmo do tratador. Entre os problemas que provém do contato com o sulfato de alumínio estão:

  • Irritação na Pele;
  • Irritação nas mucosas;
  • Queimaduras nas vias respiratórias;
  • Irritação do esôfago e estômago (no caso de ingestão da água);
  • Ressecamento da pele e dermatite.

Acúmulo de sulfato de alumínio na água da piscina

Até mesmo no processo de decantação com produtos próprios para piscina, ao realizar o processo de aspiração, é comum que você não consiga aspirar completamente toda a sujeira. Isso significa que um pouco da sujeira se espalhará novamente na água da piscina.

Caso seja feita a aplicação de sulfato de alumínio, essa substância ficará acumulada na água da piscina e prejudicará a saúde dos banhistas.

Produtos próprios para decantar a piscina

Por fim, por que alguém iria querer usar o sulfato de alumínio, que prejudica o pH e saúde dos banhistas, quando existem diversos produtos para piscina que são próprios para fazer a decantação sem prejudicar a qualidade da água?

A aspiração de sujeiras e impurezas dentro da piscina é realizada de maneira simples e rápida através de produtos como o hth® Clarifica Maxfloc. Com ele, é possível deixar a água da piscina cristalina e retirar todas as impurezas de forma prática. O hth® Clarifica Maxfloc aglomera e flocula os resíduos, que poderão ser eliminados na filtração.

A hth® utiliza produtos testados e que garantem a proteção dos banhistas e qualidade da água. Visite nosso site e conheça todos os nossos produtos!

Adicione seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *